A Xtreme Race, maior corrida de obstáculos do Brasil, cai no gosto feminino a cada edição, o que é comprovado pelo aumento da participação das mulheres nas provas. E enquanto algumas atletas entram na disputa para vencer, outras fazem da corrida uma prova de superação.
Osanita Rodrigues, idealizadora do blog Projeto Massa Magra, é uma fonte de inspiração. Após perder mais de 20 quilos apenas com exercícios e alimentação saudável, ela disputou sua primeira edição da Xtreme Race em março, em Águas de São Pedro, entusiasmou-se e repetiu a experiência no mês seguinte no parque aquático Magic City, em Suzano. E já está inscrita para a próxima corrida, no dia 18 de julho em Barueri.
Osanita afirma que a chave é “acreditar que vai conseguir e se divertir correndo”. Segundo ela, o ideal é treinar por um mês, começando na esteira e depois migrando para o parque. No entanto, ela lembra que é preciso musculação para superar os temidos obstáculos e as subidas que fazem parte do percurso.
Para Osanita, é fundamental que o participante consiga dosar sua energia e mantenha um ritmo constante. Ela lembrou sua primeira experiência, quando “em menos da metade da prova, sentia dor no estômago e precisava caminhar. Na edição do Magic City, fui mais devagar, trotando, para recuperar com mais facilidade”.
A próxima edição da Xtreme Race acontece em 18 de julho em Barueri, na Grande São Paulo, com 12 obstáculos espalhados pelos 6 km do percurso. Outra etapa confirmada é a de Ubatuba, a primeira em uma cidade do litoral, em 17 de outubro. A Xtreme Race é organizada por Fragata Marketing e Marketing Redondo e tem apoio da Marathon, do portal Eu Atleta e da revista Go Outside.