Por Marcel Agarie | Twitter: @Agarie | Facebook: Marcel Agarie | Instagram: Marcel Agarie
O friozinho do inverno pede cuidados especiais para a pele. Quem ainda não se previne deve saber que as rachaduras, as descamações e as coceiras tão comuns nesse período podem ser evitadas. As dicas de proteção são da dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Márcia Grieco. “Use hidratantes pós-banho no corpo todo com reforço em áreas mais secas como cotovelos, joelhos e pernas”, alerta.
De acordo com a especialista, durante a estação, é muito comum o abuso em banhos muito longos e quentes, além do uso generoso de sabonetes e esponjas, em várias passadas pelo corpo. Embora relaxante, a prática pode provocar uma diminuição da barreira lipídica (camada de gordura que envolve e protege a pele e seus anexos – pelos, cabelos, unhas e glândulas). “Percebemos então ressecamento, descamações e aspereza geral da pele ou, em pequenos focos, às vezes, com muita coceira. É o que chamamos de xerose e eczemas, principalmente em dorso, braços e pernas.”
As baixas temperaturas, em contraste com os ambientes aquecidos e com a diminuição da umidade do ar, agravam esse quadro. No entanto, o inverno também pode representar uma época ideal para realizar tratamentos estéticos e rejuvenescedores, pois a exposição ao sol é menor e em áreas menos expostas. “Logo, podemos lançar mão do uso de ácidos (retinóico, glicólico e outros), na forma de cremes noturno e também na aplicação de peelings no consultório.”
Veja as dicas a dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Márcia Grieco, para evitar estes desconfortos nesta época do ano:
Evite banhos muito quentes e demorados (um ou, no máximo, dois ao dia);
Não use buchas, esponjas e esfoliantes;
Cuidado com o excesso de sabonete. Dê preferencia aos brancos com Ph neutro e ensaboe somente face, axilas, virilha e pés;
Prefira sempre tecidos naturais em contato com a pele;
Use hidratantes pós-banho no corpo todo, com reforço em áreas mais secas como cotovelos, joelhos e pernas. As substâncias mais usadas são à base de ureia, ceramidas, alfa e alfahidroxiácidos que devolvem a camada de proteção à pele e aos seus anexos – pelos, cabelos, unhas e glândulas;
Hidrate-se também por via oral. É indicado de um a dois litros de água por dia;
Não dispense o uso do filtro solar FPS 30. Mesmo no inverno, os raios UVA/UVB continuam atingindo o corpo e podem levar ao fotoenvelhecimento e câncer de pele.